01/05/2015

[Editorial] Foco




Entramos no mês de maio! 😁Nessas últimas três semanas, passei a refletir um pouco mais sobre a minha vida, sobre o que fiz ou deixei de fazer nesses quatro meses que se passaram e também em retomar alguns projetos pessoais. Li o editorial do blog de início de ano e pensei nas três palavras que disse que me guiaram nesse ano: CORAGEM, DISCIPLINA e COERÊNCIA, e passei a fazer uma autorreflexão. Na realidade, observei que houveram avanços, mas muito tímidos, quase insignificantes sobre o que havia falado na época.

Dessa forma, entendo que esse seja o momento certo de agir e fazer com que às coisas realmente aconteçam para mim. Quem me acompanha nas redes sociais e as pessoas que convivem comigo sabem que nas últimas semana li a série "Divergente", da americana Veronica Roth. O livro não é lá essas coisas, mas a todo momento ela mostra que temos que ter CORAGEM, que devemos tomar atitudes baseadas não no que é melhor para a nossa família ou para o próximo, mas no que é melhor pra gente. E coincidência: estou lendo "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert", de Joel Dicker e tem um trecho em que ele fala "temos a vida que escolhemos" (p. 127). E isso mexeu demais comigo porque é a pura verdade, não é o acaso ou os acontecimentos que moldam nossa vida, mas nossas escolhas. Esse trecho é muito importante e sincero.

Mas é isso. A vida passa e ela passa muito rápido, por isso que devemos tomar decisões no hoje e correr atrás dos nossos sonho,independente da opinião das outras pessoas. A vida é sua, então que tal assumir o controle dela? ☺

Eu estou falando tudo isso porque resolvi tomar o controle da minha vida (que, claro, por serem muito pessoais, não cabe falar sobre elas nesse momento), e isso pode se refletir diretamente nesse espaço que criei para mim.

Primeiramente, estou retomando o método de organização Zen To Done (ZTD) e relendo o livro "Vida Organizada", da Thais Godinho, e provavelmente estarei compartilhando aqui também um pouco do que irei reaprender. Já tenho incluído no meu dia a dia alguns hábitos do ZTD e também tracei planos de longo, médio e curto prazo, de acordo com o livro da Thais, mas ainda existe um longo caminho pela frente para que eu consiga me organizar por completo. Quero muito compartilhar esses ensinamentos com vocês e deixar aqui registrado para mim mesma.

Também andei analisando minhas leituras. Gente, nesses quatro meses já li 25 (vinte e cinco) livros!!! 😱Acho que foi muita leitura para apenas quatro meses e isso de certa forma não é ruim, mas estou me percebendo viciada em leitura! Hahaha! 😂😂 (Pronto, um novo tipo de droga!) Ou seja, eu estou deixando de fazer coisas importantes na minha vida porque estou lendo. Como já disse em outros momentos, a leitura é muito importante, mas viver a vida é melhor ainda. Portanto, criei algumas regras para organizar a minha leitura (falarei em uma outra postagem exclusiva sobre o tema) e estou tentando frear meu ritmo, para poder ter tempo para outras coisas, como estudar.

Aliás, estou sentindo a necessidade de incorporar os estudos à minha rotina diária, porém só tenho conseguido fazê-lo aos finais de semana. Estou repensando numa forma de ter esse ritmo também durante a semana.

E a fim de me tornar uma pessoa melhor, mais coerente e com paz no coração, estou tomando algumas atitudes que quero compartilhar com vocês :

1) Tenho escutado muitos ensinamentos de monges budistas, principalmente da monja Coen, do zen budismo, e isso tem me ajudado de uma forma até inexplicável. Não é preciso você ir ao mosteiro ou comprar um livro para ter acesso: na internet está cheio de livros/textos e vídeos de graça. Além do zen budismo, gosto muito da tradição Kadampa e pretendo me aprofundar nesses ensinamentos nos próximos meses.

2) Infelizmente, por questões financeiras, saí das aulas de Yoga. 😢 Então, estou meio enferrujada na prática... Mas, pretendo voltar às práticas de Yoga aos finais de semana e feriados, na minha casa, mas de uma forma leve.

3) Praticar 10 minutos de meditação por dia. Será que eu consigo?

Por fim, já havia dito que iria incrementar outros temas aqui no blog e quero colocar isso em prática. Além disso, vamos ter uma certa periodicidade nas postagens (a priori, às terças e sextas). Mesmo sem computador, vou me esforçar para dar certo! Estou tentando criar um calendário para o blog, mas estou indo com calma no ritmo da minha vida, porque não dá para abraçar o mundo.

Espero que esse mês seja de paz em nossos corações! ❤ Um mês de maio cheio de coragem, disciplina e foco no que é importante!

Namaste! _/\_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...