13/01/2014

Meta 2014: Ler um livro por semana

Eu vi no blog da Imaginarium e de cara topei a ideia.

Leitura 1

Eu ADORO ler e me considero uma devoradora de livros. No entanto, como o ano de 2013 foi muito agitado e com muitas "novidades", acabei lendo muito pouco. Na realidade só li o necessário para me formar e para cumprir o meu trabalho como advogada, ou seja, só li (ou melhor, só estudei) os livros jurídicos. Já no final do ano, li alguns romances, primeiro porque fiquei com um peso na consciência, pois havia comprado alguns livros e não havia lido nenhum e, segundo, porque tive que ler um capítulo de um livro da Hannah Arendt para o grupo de estudos da OAB. E só.

Além de comer feijão todos os dias, coloquei como meta para este ano ler muito mais. A meta de ler um livro por semana pode ser difícil. E é bem provável que, diante da rotina que eu tenho e da grossura do livro, eu não consiga mesmo ler um livro por semana. Mas, acho que essa rotina de ler todos os dias - nem que seja uma página - deve fazer parte do meu dia a dia e, por isso, topei o desafio.

Leitura 4

Nesse blog "Tatudobem?" vi algumas dicas que achei interessante compartilhar e ter como nota para mim também. :-)

# Por que diabos você iria querer fazer isso?

É muito bom. Te dá uma quantidade espetacular de ideias. Ajuda a pensar mais minuciosamente. É melhor que TV e até mesmo que a internet. Faz você compreender melhor o mundo. É um tijolo na construção de um hábito de se sentir realizado. Já disse que é muito bom?

# Por que um por semana?

Primeiro: por que tantos? Por que não dizer apenas “leia mais”? Eu diria que setando uma meta maciça, algo louco como um livro por semana, realmente ajuda. Para fazer uma comparação, o corpo reage fortemente contra feridas grandes, gastando uma quantidade significante de energia para curá-las. Feridas pequenas não importam tanto, então ele leva mais tempo para curá-las. Então colocar uma meta maciça vai fazer com que você leve isso mais a sério.
Então, é isso: Faça sua meta maciça e irracional para que você pire um pouco. :)

# Um dia por vez

A média de páginas dos livros que geralmente leio é de entre 250 e 300 páginas. Alguns maiores, outros menores. Decidi ler 40 páginas por dia, que eu leio bem cedo e posso lidar com. Foi uma meta fácil e dobrável, que não parece tão assustadora como 52 livros por ano. Isso é crítico para manter seu estado emocional, fazendo com que pareça totalmente racional.

#Faca uma rotina e mantenha-a

Hoje eu tenho o hábito de levantar, tomar banho, etc… e então sair para tomar café da manhã sentar no meu canto no mesmo restaurante e beber café até que eu tenha lido minhas 40 páginas.
Por que eu faço isso dessa forma? Por que eu sei que minha força de vontade não é das melhores. E eu estou contando com que você também possa admitir isso sobre si mesmo, e fazer dessa forma vai te ajudar a por as coisas no lugar.
Ah, e uma dica: Faça o mais cedo possível. Você pode fazer isso com todos os hábitos: deve interligá-los para que eles funcionem.

Leitura 3

#Use cada segundo

Se você usa transporte público, use. Se você tem um horário de almoço, use. Algo que eu reparei é que a habilidade de abrir seu livro rapidinho e dar uma lidinha em 2 páginas ajuda significantemente, principalmente em te manter focado e não te fazer desistir, o que será sua principal ajuda e vai te recompensar com sentimentos muito bons. Além dessas páginas extras te ajudarem a ganhar tempo com livros realmente densos e que te farão sentir que vale a pena gastar um tempo a mais com eles.

Tudo bem em desistir… mais ou menos

Se algo tá sendo ruim (ou difícil de manter), tudo bem deixar de lado – por enquanto. Você pode fazer isso quando estiver apto a aguentar essa programação e ela não vai bagunçar sua vida. Daí você pode voltar a sempre ler um pouquinho daquele livro até que você termine-o.
Eu fiz isso várias vezes no ano, o que implicou na quantidade de livros que eu comecei a ler deve estar entre 60 e 65 (terminei 54)

#Tudo bem em trapacear

Sua hora tá chegando, e você acha que não vai aguentar? Caramba! Beleza, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia, algo que você pode já ter lido antes, se divertido bastante, e dê pra brisar legal.
Mas aí você me diria “Isso é trapaça!”. E eu tenho que concordar. Mas o termo ‘trapacear’ para te ajudar a ter sucesso numa longa jornada com esse objetivo é mais importante do que a ideia difícil de engolir que cada livro que você ler deve ser tão pirado quanto o Clube da Luta. Não é. O objetivo é enriquecer sua vida, e não para te fazer se sentir mal.
E também existem vários livros pequenos que podem ser incríveis. Esse ano eu li os seguintes livros que são pequenos, mas são muito bons: The Dip, The Little Red Book of Selling, The Five Secrets You Must Discover Before You Die, Man’s Search For Meaning, Vagabonding, e Of the Dawn of Freedom.

# Nunca atrase

Nunca “deixe essa passar”, dizendo que vai voltar mais tarde. Seu prazo vai te ajudar a se manter nos eixos, mas atrasar vai te fazer se sentir inútil e vai te fazer considerar desistir. Você tem que controlar seu estado emocional para não deixar chegar a esse ponto, sentindo que não tem chances, etc… e você faz isso se mantendo na programação.

# Conclusão

Ler me fez uma pessoa muito melhor, muito mais completa e muito mais feliz. Toda a sabedoria do mundo está contida em livros – a grande maioria não está na internet ou é conhecida pelas pessoas no seu grupo social, portanto isso pode te ajudar bastante a expandir a sua sabedoria, se você deixar. Então comece hoje.

Livro


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...